Aprenda inglês sozinho: como dominar preposições no idioma


aprenda-ingles-sozinho-preposicoes-noticias

 

 

A maioria das pessoas está acostumada a achar que gramática é chato. Isso provavelmente se deve ao fato de que, quando a gente aprende na escola, tudo parece tão complicado e cheio de regras (e tem tantas outras coisas muito mais divertidas de aprender) que a pobre gramática acaba caindo para uma das matérias menos populares entre os jovens alunos. Mas o fato é que ela é necessária e, ao longo da vida, todo mundo é obrigado a usá-la corretamente para ser levado a sério.

 

A mesma coisa acontece com a gramática de uma língua estrangeira. Descobrir palavras parece ser o grande fascínio dos estudantes que estão descobrindo uma nova língua. Todo mundo, ao começar a entender um novo idioma, fica ansioso para melhorar o vocabulário, construir frases e ser logo capaz de se comunicar. Mas…adivinha o que é necessário para se construir frases? Adivinhou quem respondeu gramática!

Vamos falar de preposições                                                                                    

Um dos primeiros passos que um aluno que está aprendendo inglês precisa dar é começar a entender como funcionam as preposições. Se você “tremeu” só de ler esta palavra, respire fundo e tente esquecer qualquer trauma que tiver com elas.

Para realmente aprender bem a gramática em inglês é necessário tentar esquecer como funcionam as preposições em português de maneira geral, já que muitas delas não são traduzidas literalmente e cada idioma tem a sua particularidade quando se trata do uso de preposições. Então, o melhor que você pode fazer para se abrir a este novo pequeno universo é pegar o que você aprendeu em português e armazenar isso em outro lado do seu cérebro. Só assim você começará a descobrir o funcionamento das preposições em inglês (ou em qualquer outra língua que esteja aprendendo).

Uma pequena lista pra refrescar a memória                                                        

Existem em torno de 150 preposições em inglês, mas não se assuste: na prática, o que você vai precisar aprender para começar a construir frases corretas é um número bem menor do que este. Para facilitar, selecionamos uma listinha das preposições mais usadas na língua inglesa, veja abaixo:

Of, in, to, for, with, on, at, from, by, about, as, into, through, after, over, between, out, during, without, before, under, around, behind, up, ahead.

Esqueça a tradução literal em português

Como já foi dito ali em cima, deixe de lado o que aprendeu em português. Este é o primeiro passo para você dominar as preposições em inglês. Não acredita? Um exemplo rápido: a tradução literal de “em frente” é “in front of”, porém, dependendo do que você quer dizer, ela pode virar “ahead” ou até “across”. Outro exemplo ainda mais polêmico é a preposição “em”. Em inglês, ela pode ser traduzida como “in”, “at”, “on”, “to” e “into” e algumas outras mais!

Vejamos alguns exemplos de como as preposições são usadas de uma forma completamente diferente em inglês:

Go ahead!


(Vá em frente!)

She’s in front of the museum


(Ela está em frente ao museu.)

He is in the hospital


(Ele está no hospital)

He is at school


(Ele está na escola.)

I will see him on Monday


(Eu vou vê-lo na segunda-feira.)

The book is on the table


(O livro está em cima da mesa.)

You should put a jacket over your shirt


(Você deveria colocar um casaco por cima da camisa.)

The robot can carry up to 50 kilos at a time


(O robô pode carregar até 50 quilos de cada vez)

What is she doing up there?


(O que ela está fazendo lá em cima?)

Como entender e usar as preposições corretamente? 

Não há melhor maneira de fixar o uso correto das preposições do que fazer muitos exercícios sobre o tema e depois tentar aplicar o que aprendeu em conversas com nativos de inglês (aliás, um bom jeito de conhecer gente disposta a te ajudar é usar o busuutalk). É somente com a repetição que você será capaz de chegar a um nível avançado e virar um mestre das preposições.

Fique atento ao uso das delas nas frases que você constrói e também nas conversas com os nativos, assim você irá criar uma espécie de catálogo mental que te ajudará, no futuro, saber sempre quando é a hora certa de usar cada uma. Tente manter a motivação, no começo, você vai errar, e isto é normal. Pode ter certeza de que apenas a prática levará à perfeição.

E não se desespere: depois de treinar muito, você verá que as preposições corretas vão começar a pipocar na sua cabeça instintivamente, sem o mínimo de esforço. A partir daí, você nunca mais precisará se preocupar com elas!

 

Unidade de Educação a Distância da Universidade Federal da Paraíba - UFPB Virtual | Telefone: +55 (083) 3216-7257

NewsLetter

::: Copyright 2012 - Todos os Direitos Reservados - UFPB Virtual - UFPB | Desenvolvido Pelo LDMI :::