10 universidades de ponta que oferecem cursos online grátis


Harvard-450x281

 

Grandes universidades do mundo  divulgam em plataformas online conteúdos que antes eram restritos às quatro paredes de uma sala de aula. O objetivo de deixar o conhecimento mais acessível e democrático é extremamente importante. Veja abaixo 10 universidades top de linha que oferecem cursos online gratuitos. Você não vai se arrepender.

 

Confira:

1. Universidade de São Paulo

Uma das maiores universidades do país, a USP, abre suas portas para que alunos de qualquer canto do país possam estudar com seus professores. Isso é possível por meio da plataforma e-Aulas USP, totalmente gratuita e acessível. Além disso, núcleos da instituição também oferecem aulas gratuitas de braille, libras e italiano.

2. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

O canal Unesp Aberta é um ambiente de aprendizagem online e gratuito que oferece a oportunidade de formação e aperfeiçoamento em diversas áreas do conhecimento. E mais: por meio da Univesp TV (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), há cursos de História da Arte ou História da Música.  A universidade também disponibiliza conteúdos pelo canal do youtube.

3. Universidade Estadual de Campinas

A Unicamp é outra grande universidade brasileira que oferece cursos online e gratuitos para aqueles que almejam melhorar o diploma. O portal e-Unicamp traz uma plataforma aberta com conteúdos livres produzidos pelos professores da instituição. Pela Univesp TV, inclusive, há opções de cursos como geometria e afins.

4. Pontifícia Universidade Catpólica 

A PUC do Rio de Janeiro tem uma plataforma gratuita com diversos cursos em vídeos e podcasts. Os temas dos cursos vão de conceitos de química a cosméticos. O projeto, chamado Condigital, é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC).

5. Universidade Harvard

Harvarda universidade mais top de linha do mundo, oferece cursos online gratuitos por meio de uma plataforma exclusiva de ensino a distância. Em parceria com a Alison.com, Harvard também disponibiliza um curso a distância de fotografia, com duração de 10 a 15 horas.

6. Universidade Stanford

A Stanford tem aulas online em diversas áreas do conhecimento oferecidas por meio da plataforma de ensino Coursera. Há opções que percorrem a medicina, saúde e matemática e criptografia.

7. Escola Normal Superior de Paris

Já pensou em estudar na França? Mas calma, pode ser mais fácil do que você imagina. No conforto de sua casa e com um notebook na mão, é possível aprender de graça em algumas das melhores instituições de lá.  Um exemplo é a Escola Normal Superior de Paris, cujo local estudaram os filósofos Michel Foucault (1926-1984) e Jean-Paul Sartre (1905-1980).

8. Universidade Princeton

Mais uma universidade americana de destaque que dissemina conteúdo. Os temas das aulas incluem religião, sociologia e história do mundo. Há cursos de geografia, cultura ou política.

9. Universidade Yale 

Arquitetura, política e ética são algumas das áreas da grade de cursos da Universidade Yale no Coursera. Aproveite a oportunidade e dê um up no currículo.

10. Universidade da Pensilvânia

A instituição americana localizada na cidade da Filadélfia, Pensilvânia, oferece online e de graça o curso “Design: A Criação de Artefatos na Sociedade”. As videoaulas, todas legendadas em português, são disponibilizadas por meio da plataforma de ensino online Coursera.

 

Fonte: Catraca Livre

Unidade de Educação a Distância da Universidade Federal da Paraíba - UFPB Virtual | Telefone: +55 (083) 3216-7257

NewsLetter

::: Copyright 2012 - Todos os Direitos Reservados - UFPB Virtual - UFPB | Desenvolvido Pelo LDMI :::